Header Ads

S.O.S ressaca: tudo para amenizar os exageros das festas de fim de ano

Resistir às tentações das festas de fim de ano é tarefa difícil. Para ajudar a atenuar os exageros cometidos à mesa, regados a muitos drinks e guloseimas, Vogue lista várias dicas entre receitas, massagens e respirações; que prometem limpar o organismo e equilibrar corpo e mente para começar 2016 a todo vapor! Confira a seguir.
Dieta do Day After
“Para o primeiro dia do ano o ideal é consumir alimentos para ajudar na limpeza do corpo pós festas, principalmente a limpeza do fígado, já que nessa época as pessoas bebem muito” explica a chef Anna Elisa de Castro, doN.O.S. Detox. “Acrescente fibras na dieta, encontrada em grãos de cereais como milho, soja ou grão-de-bico e frutas. Elas ajudam a eliminar as toxinas fazendo uma faxina interna. Sementes de chia e de linhaça também são ótimas pedidas, ambas contém Omega 3 e ajudam na desintoxicação do fígado” completa. Dica: polvilhe um pouco sob a salada ou o arroz.
Inclua brócolis, ele possui cisteína, aminoácido capaz de eliminar o acetaldeído, vilão responsável pela ressaca. A alcachofra também é boa opção pois ajuda na produção da bile. Se você não gosta do sabor, pode optar pela versão em cápsulas, à venda em farmácias e em lojas de produtos naturais.
Dê preferência a uma refeição rica em proteínas como carne vermelha e peixe, deixando de lado os carboidratos – a proteína exige mais esforço na digestão e, com pouco carboidrato disponível, o álcool é usado como fonte de energia.
“Tempere a comida com especiarias anti-inflamatórias e antifúngicas como canela, gengibre e açafrão. Para dar um gás no metabolismo, também inclua no cardápio alimentos termogênicos como a pimenta, chá verde e guaraná em pó ensina a nutricionista funcional Luciana Harfenist”.

Para uma limpeza maior, passe uma semana sem consumir carne vermelha, cafeína, gordura e açúcar. Farinha refinada, frituras e alimentos industrializados também estão off the table.

Você sabia que o álcool acidifica o sangue aumentando as toxinas? Para equilibrar, aposte na ação alcalinizante de alimentos como limão e laranja. Outra dica boa é mastigar pedaços de gengibre ou lascas de limão e laranja – eles contêm óleos essenciais que ajudam a amenizar a sensação de náusea. “Beba 2 litros de água alcalina para neutralizar os efeitos da acidez, melhorar a oxigenação das células e eliminar toxinas” indica Luciana. Você pode preparar sua própria água alcalina em casa, esprema metade de um limão siciliano num copo de 100 ml de água e beba na hora.

A dica de Anna Elisa é beber muita água de coco e abusar das frutas vermelhas. “Ambos são energizastes e antioxidantes. Faça também um chá de salsinha, ele ajuda na limpeza dos rins e consequentemente a eliminar líquidos”.
Farmácia
Alguns remedinhos, na maioria gringos, são conhecidos mundo afora por seus efeitos efervescentes contra a ressaca, inclua aí o Oxyboldine (francês),Blowfish (um combo de aspirina + cafeína americano) e  Resolve (inglês). Lançado por aqui no ano passado, o No Hangover (R$6), da Smart Life, traz quatro cápsulas carregadas de vitaminas que combatem o mal-estar (se beber, tome duas antes de dormir e duas ao acordar).

Outra boa pedida, queridinha das festeiras de Londres, é a cápsula de cardo-mariano, erva cujo extrato protege as células do fígado, impedindo a entrada de substâncias tóxicas. "O cardo-mariano possui silimarina, um poderoso antioxidante que acelera o metabolismo e transforma as impurezas em toxinas hidrossolúveis, facilitando sua eliminação na urina, lágrima e no suor", explica a nutricionista Andrea Santa Rosa.

O bem sacado Mercy Drink – bebida da misericórdia, numa tradução livre – é uma das dicas contra ressaca que Gwyneth Paltrow divide em seu ótimo site de lifestyle Goop. Uma prevenção para o mal-estar do dia seguinte, tem aminoácidos, minerais, vitaminas e açúcar, para desintoxicar, proteger e reparar o organismo. Livre de cafeína e com sabor cítrico refrescante, oMercy deve ser tomando durante a ingestão de álcool. À venda em baladas, hotéis e delicatessens em Nova York e Miami.

Mente sã, corpo são
Você também pode energizar seu corpo e mente através de exercícios de respirações. "Uma respiração que ajuda é o kapalabati. Além de ser umpranayama (exercício respiratório) é também um krya (prática de purificação) do yoga” explica Kinha Del Mar, terapeuta ayurvédica e sócia do N.O.S. Detox.
Como fazer: "Sente-se com a coluna alinhada no chão ou na cadeira. Comece respirando calmamente sentindo o ar entrar e sair pelas narinas. Faça uma inspiração profunda e exale todo o ar de uma vez só pelo nariz. Repita por 30x (pare se sentir tontura!). Essa prática hiperventila o cérebro aumentando a oxigenação na região. Desta forma, renova e facilita os processos de eliminação no nível físico e mental. Enquanto pratica esse exercício mentalize todos os excessos, todos os padrões que não servem mais indo embora. Após fazer três ciclos de 30 respirações permita que a sua respiração flua de maneira natural e observe os efeitos da prática. Uma mente mais presente, mais leve e um corpo cheio de vitalidade para encarar o ano novo!" ensina ela.
Assim que voltar de viagem marque uma drenagem linfática. “A drenagem pode ser uma aliada após os excessos cometidos nas festas de fim de ano que geram ganho de peso, retenção de liquido e inchaço” explica a fisioterapeutaRenata Tovar Rocha. “Ela acelera o metabolismo e aumenta a circulação sanguínea, além de melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos e ajudar a eliminar o excesso de líquido do organismo proporcionando um relaxamento e uma sensação de conforto imediata”conclui. Os benefícios podem ser notados na primeira sessão de drenagemmas para um resultado melhor a longo prazo é aconselhado fazer pelo menos duas sessões semanais.

Se preferir, pode fazer uma escovação da pele em casa. "A pele é o maior órgão do nosso corpo e pouco fazemos para cuidar dele de maneira apropriada. A escovação da pele desintoxica removendo células mortas, estimula a circulação sanguínea e trabalha a propriocepção em todo o corpo. Essa prática traz uma sensação enorme de energia e disposição, além de relaxar a musculatura"  divide Kinha.
Modo de fazer: escove a pele com uma escova de cerdas naturais, sempre com a pele seca antes do banho. Começar pelos pés, fazendo movimentos ascendentes até o quadril. Recomeçar das mãos até os ombros. Na barriga fazer movimentos circulares no sentido horário para ajudar o fluxo intestinal. Fazer com suavidade na região do colo e no rosto. Nas regiões de maior retenção de líquidos, celulite ou vasos caprichar nos movimentos.
Dica: após realizar a escovação tome um banho alternando água quente e fria para melhorar o tônus da pele e a circulação sanguínea. Depois, abuse do hidratante ou óleo de girassol. (ANNA DEL MAR e ANDREA MENEGUETE)
Fonte: Vogue

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.